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Conferencista e Educador Cristão

Escola Bíblica Dominical - EBD

Marcos Tuler

Escritor | Palestrante | Autor | Pesquisador

Curso Online de Capacitação de Professores e Alunos da Educação Cristã 

Escola Bíblica Dominical Online Subsídios - EBD em Foco

Quantas dificuldades a igreja enfrentará nesse período de pluralidade de formas de comunicação e construção de conhecimento?

foco da EBD deve ser sempre a relação entre o aluno e a aprendizagem. A partir do momento em que nós professores ensinamos nossos alunos as sagradas escrituras, eles devem mudar de comportamento, se tornar outras pessoas. Deve haver essa transformação, essa mudança na vida deles.

Duas das três religiões mais influentes no mundo, o judaísmo e o cristianismo, estão fundamentadas no ensino e na educação. Elas são essencialmente práticas. Portanto, assim como a escola deve representar a vida prática do cotidiano, os ensinamentos bíblicos também ministrados na igreja devem sair do campo teórico para o prático, ou seja, todos os conteúdos que nós ensinamos na igreja, na escola bíblica dominical ou em outros setores educativos da igreja, devem despertar nos nossos alunos uma motivação para a mudança de comportamento.

Um grande educador brasileiro, Anísio Teixeira, disse o seguinte: “fixar, aprender e exprimir verbalmente determinado conhecimento ainda não é tê-lo aprendido, aprender é ganhar um novo modo de agir”.  Portanto, tudo o que Jesus ensinou nos evangelhos pode e deve ser praticado. O evangelho visa sempre prática de vida.

Veja Também: Sete barreiras que atrapalham a aprendizagem na EBD

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Como Identificar Um Autêntico Professor da Escola Bíblica Dominical?

Para que o professor da escola bíblica dominical seja identificado, três coisas são necessárias: vocação natural, habilidades e aptidões adquiridas e chamada divina.

Primeiro deve-se considerar se ele tem vocação natural. A vocação natural é aquela inclinação a fazer algo, um desejo natural de se fazer alguma coisa muito bem-feita e ainda sentir prazer no que realizou. O educador cristão genuíno é vocacionado para o magistério.

Mas existem também algumas habilidades ou aptidões que são atreladas à vocação natural. É necessário que o professor da escola dominical também adquira essas aptidões. Essas habilidades são construídas através do tempo por meio de todo o conhecimento assimilado, através de muita leitura, cursos, treinamentos etc.

Além da vocação natural e da construção das habilidades necessárias, é extremamente necessário e urgente que o professor da escola bíblica dominical tenha convicção de sua chamada divina para ensinar na igreja, conforme está escrito em Efésios 4.11: “Assim, ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”.

É interessante, pois essa chamada divina é uma chamada sobrenatural. Você sente essa chamada? Você possui essas aptidões? Você sente esse desejo ardente em seu coração de servir a Deus nessa área tão carente do magistério cristão? Então se prepare, estude, faça cursos, se aperfeiçoe, se capacite cada vez mais. Nós servimos a Deus em um ministério que é tido como o ministério dos bastidores. Nem sempre somos reconhecidos, às vezes pela nossa própria liderança, mas Deus tem um galardão especial para nos entregar naquele grande dia. Então, Não desista! Faça o teu melhor para servir a Deus nessa área, a do magistério cristão.

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GUIA DEFINITIVO PARA PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.

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ÚLTIMOS VÍDEOS

Quais São os Quatro Objetivos da Escola Bíblica Dominical?

O principal objetivo da escola dominical é fazer com que as pessoas de todas as idades, em todos os lugares, apoderem-se do evangelho do reino de Deus. Mas de que maneira?

Em primeiro lugar, seguir a Cristo e responder à sua chamada para o discipulado. O discipulado é de extrema importância, porque nós somos discípulos e devemos gerar discípulos, precisamos ser multiplicadores de discípulos.

Em segundo lugar, nós devemos promover a transformação e participar da ação libertadora de Deus no mundo. Nós cremos em um Deus Poderoso, em um Deus pessoal, que atua no mundo, que muda completamente, que intervém na história do mundo e também nas nossas histórias individuais. Diferente daqueles que pregam um Teísmo aberto, nós cremos em um Deus que move e transforma o mundo e as pessoas.

Em terceiro lugar, conhecer e amar a Deus. Não apenas como Criador, mas como Redentor e Sustentador da vida. Ou seja, nós precisamos aprender que a Bíblia é um livro ecológico. Sim, ecológico porque apresenta um Deus que sustenta a vida e que nos ensina a sustentar a vida natural. Teologia combina muito com bem com ecologia. E isso está naturalmente nas páginas das escrituras sagradas.

Em quarto e último lugar, nos tornarmos mais humanos em toda a plenitude. Jesus, quando veio a este mundo, se tornou humano justamente para nos conhecer, conhecer as nossas dificuldades. Ele veio a esse mundo sem pecado e viveu sem pecado. Veio para nos conhecer e nos entender, entender as nossas fraquezas. Muitos de nós queremos ser deuses ou semideuses, mas Jesus, pelo contrário, se humanizou para compreender que somos humanos e devemos nos tornar cada vez mais humanos.

Quatro Passos Para Resumir Uma Lição da Escola Bíblica Dominical

Lição da escola bíblica dominical, quatro passos são importantes para resumir. O primeiro é aprender a ler - mas ler no sentido de se apropriar do conteúdo da leitura; o segundo é aprender a sublinhar, o terceiro é aprender a esquematizar e o quarto é, por fim, aprender a resumir. O quarto passo só será possível a partir da realização dos três passos anteriores.

A primeira coisa então em relação à leitura é você determinar o campo de leitura. O que você pretende resumir? Um livro inteiro? Um capítulo? Ou simplesmente um parágrafo? Determine o campo de leitura. Se quer ter domínio de uma lição ou de parte da sua lição ou texto escolhido, você o terá de ler pelo menos três vezes. A primeira leitura, será de reconhecimento. Na segunda leitura, você irá determinar e sinalizar os pontos importantes ou que te chamaram a atenção. Na terceira leitura, você vai apenas ler onde marcou.

E então, observando mais cuidadosamente, você verá se realmente há alguma importância no trecho sinalizado e, se houver, irá sublinha-lo. Então, o que é sublinhado na verdade no campo de leitura? Pode ser uma palavra, uma expressão, uma frase, algo bem curto. Porque quando se sublinha tudo ou um campo muito grande tem-se a impressão de que nada é realmente importante.

Já observando o campo que foi sublinhado você irá para o passo dois e realizará um esboço. Esse esboço pode ser numérico, em forma de chaves, setas etc. Você vai dividir esse texto sublinhado em pontos e subpontos e vai fazer um esquema. A partir do esquema feito você não mais precisará ler todo o texto, mas partirá do esquema com pontos e subpontos e aí sim fazer um resumo.

O resumo deve ser feito com apenas cinco linhas. O texto pode ter vindo de um capítulo, uma página inteira, alguns parágrafos ou apenas um parágrafo, no entanto, o resumo por ser apenas o essencial, o suprassumo, deverá conter apenas cinco linhas. Todas as vezes que você ler essas cinco linhas, vai começar a se lembrar de tudo o que leu anteriormente. É assim que se faz um resumo.

Plano de Aula: Guia Definitivo para professores e alunos da escola bíblica dominical

Antes de pensar no plano de aula, o professor deve refletir sobre as seguintes questões: O que pretendo alcançar? Quais são os objetivos em relação a turma e ao trabalho que desenvolvo na Escola Dominical? Quais são os objetivos em relação à aula específica que vou ministrar?

Para construir um plano de aula, em primeiro lugar, é preciso pensar sobre o que se pretende alcançar com a aula. É necessário colocar no plano de aula os objetivos gerais, os objetivos específicos e até mesmo objetivos operacionais comportamentais. O objetivo operacional comportamental está relacionado ao que o aluno deverá ser capaz de fazer ao término de sua aula. Por exemplo: citar os livros do Novo Testamento. Podemos considerar que o aluno aprendeu quando ele consegue cumprir os objetivos desenvolvendo uma ação, um comportamento.

Em segundo lugar é interessante pensar como podemos alcançar tais objetivos. O que o professor terá de fazer para cumprir esse objetivo? Quais são os recursos que serão utilizados? Quais as metodologias? Quais as técnicas didáticas que deverão ser aplicadas?

Em terceiro lugar deve-se pensar no tempo. Qual o tempo de duração da aula? Quanto tempo gastarei com cada etapa? Quanto tempo eu vou gastar para desenvolver tal e tal assunto? É indispensável que haja um cronograma de aula. O professor deve sempre ter noção do princípio, meio e fim de sua aula.

Em quarto lugar deve-se pensar sobre como fazer. Quais serão os procedimentos? Vou realizar trabalhos em grupo? Vou promover debates? Vou trabalhar com alguns recursos didáticos específicos como Datashow ou quadro de giz? É essencial que tudo isso seja planejado com antecedência.

Em quinto lugar, é fundamental pensar na avaliação. Como vou avaliar o que foi alcançado? Será que realmente vou conseguir cumprir os meus objetivos? Será que é necessário que eu refaça o meu planejamento? É natural que o plano de aula seja flexível. Isso significa que o professor pode ter a liberdade de selecionar o conteúdo a ser dado sem ter a obrigação de cumprir todo o plano de aula. O mais importante é ter um plano, mesmo que você alcance apenas parte dele.

Após refletir sobre as questões acima citadas, o professor precisa executar alguns passos importantes.

O primeiro passo é identificar o tema da aula, o tópico frasal, o tema central. Qual é o tema central que precisa ser desenvolvido? É preciso que se tenha isso muito claro em sua mente e escrito no seu plano de aula.

O segundo passo é estabelecer os seus objetivos, a sua meta a ser alcançada. O que o aluno será capaz de fazer, pensar ou agir após a aula?

O terceiro passo é indicar os conteúdos da aula. Quando o professor soma o material disponibilizado com a sua pesquisa e a sua vivência ele possui um conteúdo mais amplo, mais enriquecido e é aí que ele muitas das vezes não consegue cumprir o seu plano, pois imagina que precisa entregar todo o conteúdo. Na verdade, o professor não precisa. É crucial selecionar dentro do conteúdo geral aquilo que é essencial para entregar aos alunos.

Quando ensinamos sobre a Escola Bíblica é importante que o professor acione em seus alunos um gatilho para ação. Esse gatilho será acionado não somente mediante o conteúdo que será ministrado, mas também mediante a qualidade do conteúdo ministrado. Tudo isso para fazer com que o aluno haja, tenha um comportamento ativo a partir do que foi ensinado.

O quarto passo é estabelecer os procedimentos de ensino. Pensar sobre as práticas didáticas que irá se valer em sua aula. Por exemplo, usar um texto de reflexão na introdução ou realizar um debate após a conclusão etc.

O quinto passo é escolher os recursos didáticos. O professor pode e deve variar os recursos disponíveis. Todos eles, porém, devem estar claros e bem definidos no plano de aula. Dentre os mais comuns, temos: Datashow, gráficos, quadro de giz, mapas, materiais digitais etc.

O sexto e último passo é sobre escolher o instrumento de avaliação. O professor vai trabalhar com a avaliação diagnóstica? Na avaliação diagnóstica os alunos são avaliados no início da aula, através de um teste simples sobre o quanto eles sabem sobre o tema a ser desenvolvido. Vai trabalhar com a avaliação formativa? Na avaliação formativa os alunos são avaliados durante todo o período de aula. Ou vai avaliar o aluno apenas no término da aula? A avaliação deve ser baseada não apenas na demonstração de conhecimento, mas também na ação e nas habilidades e competências dos alunos. É preciso pensar na forma de avaliar e deixar registrado no plano de aula do professor.

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Professor Marcos Tuler possui o maior acervo de livros publicados na área de educação cristã 

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