Buscar
  • Marcos Tuler

O que é aprender? Uma abordagem sobre a aprendizagem nos dias atuais.



O que significa de fato aprender? Até o século XVI aprender significava tão somente memorizar. Na verdade, até hoje, pelo menos no Brasil, utiliza-se a memorização nas escolas em todos os níveis do ensino.


No século 17, um homem chamado John Amos Comenius revolucionou a educação. Comenius é considerado o pai da pedagogia moderna. Ele disse que não deveríamos simplesmente memorizar, mas primeiro compreender. E, por fim, todo o conhecimento obtido deveria ser aplicado à realidade dos alunos.


Sabemos que não é fácil aprender hoje, pois é um processo lento, gradual e complexo. Aprender significa ganhar um novo modo de agir. Aprender é mudar de comportamento. Mesmo que nós assimilemos, fixemos e até consigamos reproduzir determinado conhecimento, assim mesmo não é tê-lo aprendido. Podemos dizer que a pessoa aprendeu uma coisa quando ela mudou o comportamento. Aprender tem muito a ver com a prática de vida, com o cotidiano, e a aprendizagem precisa ser significativa. O aluno aprende quando o objeto da aprendizagem passa a fazer sentido para ele.



Aprenda como estudar de forma simples e eficaz!



Muitos professores têm me perguntado como eu estudo. Eles dizem que têm dificuldades de estudar. Eu vou mostrar para vocês uma maneira muito simples, quer seja estudando a revista da escola dominical ou pesquisando num determinado livro.


A primeira coisa que vocês devem fazer é identificar a palavra ou as palavras desconhecidas no texto e recorrerem ao dicionário. Não importa se o dicionário é da forma tradicional em papel ou se ele é um texto eletrônico no seu celular. O correto é você recorrer ao dicionário e lá buscar a palavra exata com o significado que você precisa.


No dicionário você vai encontrar vários significados para o termo que está procurando. Isso porque a palavra tem o sentido exato quando está presa no seu contexto. Por isso, é necessário que você busque a palavra e anote o sentido dela ali bem próximo de onde você está estudando. Anote ali no rodapé ou às margens da revista ou do livro.


Depois você deve buscar a ideia central do texto, ou do capítulo, ou do livro todo. Se bem construído, cada parágrafo de um texto possui uma ideia central. Claro que há ideias também secundárias, terciárias, e todas essas ideias convergem para uma ideia central, essencial, que deve ser identificada no texto.


É fundamental que se leia todos trechos dos textos bíblicos que estão com aspas na revista que você está lendo, leia-o também na sua Bíblia. Procure no texto bíblico a palavra-chave. Quando encontrá-la, recorra a um dicionário hebraico, caso a palavra esteja no Antigo Testamento, ou grego, caso esteja no Novo Testamento. Esses dicionários com palavras-chave no sentido original são encontrados com facilidade nos dias de hoje. O Dicionário Vine, publicado pela CPAD, é uma excelente ferramenta.


Depois, você vai fazer uma ampla pesquisa, pois é necessário que você amplie os conhecimentos que conseguiu através da revista. Pesquise nos livros, nas enciclopédias, nos comentários bíblicos, textos de internet que possuam boas referências etc.


Agora é a vez de refazer todo o esquema. Você precisa elaborar um novo esboço. Como possui um texto novo, totalmente ampliado, agora você necessita novo esboço.

Em seguida, faça um resumo de mais ou menos de 5 a 10 linhas, mas olhando somente para o esquema, para o esboço. Leia o resumo algumas vezes e terá assimilado todo o conteúdo da revista, do livro ou do capítulo.


Por último, crie uma lista com todas as possíveis aplicações. Claro que essa lista é para você. Você vai fazer as aplicações ao longo do processo de ensino ou ao longo do processo de sua própria aprendizagem. Não é no final, mas ao longo do processo.


Aprendizagem significativa – um novo conceito de aprender na escola dominical.



O que é a aprendizagem significativa? Ora a aprendizagem é significativa quando o conteúdo ensinado faz sentido para o aluno. Quando o aluno consegue relacionar os conhecimentos que ele acaba de receber com o conhecimento que ele já recebeu anteriormente, ou seja, com os seus conhecimentos prévios. É por isso que nós, professores, devemos sempre partir dos conhecimentos que os alunos já possuem.


David Ausubel, um grande educador norte-americano, teorizou a aprendizagem significativa. Ele dizia que quando nós estamos ensinando uma coisa ou matéria nova para os nossos alunos eles começam a pensar nos conhecimentos que eles já receberam. Então esse conhecimento novo vai buscar o conhecimento anteriormente recebido para se juntar a ele.


Segundo Ausubel, esse conhecimento novo ancora-se no conhecimento anteriormente recebido e, num movimento que ele chamou de subsunçor, traz à tona esse conhecimento anteriormente recebido. É quando o aluno conclui que o conhecimento faz sentido para ele, que já ouviu esse assunto, esse tema, essa matéria em outro momento da vida dele e agora percebe que tudo faz sentido, que tudo está muito claro. É assim que ocorre a aprendizagem significativa.


#oqueeaprender #escoladomonical #ebd #educacaocrista #marcostuler


15 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Blogger - Círculo Branco

© 2020 Prof. Marcos Tuler  Oficial - Todos os Direitos Reservados

whatsapp